quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Fundando um Iseum na Fellowship Of Isis/Irmandade de Isis.


Iseums na Fellowship of Isis/Irmandade de Isis

Um Iseum é uma “Fornalha da Deusa” de onde os membros retiram força, amor e inspiração. Um Iseum pode oferecer serviços ligados a espiritualidade, ritos sazonais entre outros trabalhos para a comunidade. Cada Iseum tem sua própria magia, sua própria Divindade e é dedicado a uma Deusa (Ou uma Deusa e um Deus). Um Iseum pode ser composto de um ou mais membros e seus membros podem praticar ou seguir qualquer outra religião ou caminho espiritual.
Cada Iseum tem seu propósito único, inspirado pela Divindade que o abençoa. Alguns dos objetivos podem ser (mas não estão limitados á): trabalhos de cura, celebrar as estações do ano, trabalhos ambientais, honra a um determinado panteão, trabalhos xamânicos, celebração de rituais, orientação no Sagrado Feminino/Masculino, estudos da cultura local, cuidado com os animais/Ativismo, entre outras diversas práticas espirituais. A intenção do Iseum quem provê é a Deusa para o fundador do Iseum, este propósito pode mudar conforme o tempo e evoluir.

Um Iseum pode também orientar e oferecer treino de Sacerdotes se o fundador/orientador for já ordenado Sacerdote dentro da FOI, bem como pode oferecer trabalhos Alquímicos se o orientador foi um Alquimista Solar ordenado. Num geral, os Adeptos dentro da Espiral do Adepto treinam outras pessoas nos níveis iniciantes da Espiral, que podem ser feitos pessoalmente ou a distancia, mas somente através de um Iseum da FOI.

Fundando e gerenciando um Iseum:
Todo membro da Irmandade de Isis pode fundar um Iseum. O fundador não precisa ser um Sacerdote da FOI, no entanto é recomentado que este esteja familiarizado com a FOI e sua liturgia sendo um membro ativo da comunidade por tempo significativo. Somente outro fundador de Iseum pode levar um membro a fundar um Iseum novo.

O Fundador do Iseum precisa ter recebido o título de Adepto dentro da Irmandade de Isis, o que o leva a orientar outras pessoas a receber o mesmo título. Sacerdotes ordenam outros sacerdotes e Hierofantes ordenam outros Hierofantes.


Iniciação num Iseum:
A iniciação dentro de um Iseum da FOI é dada através do rito “Flamma Vestae”, presencial ou a distancia através de sintonização energética. Com este rito o candidato se torna um membro do Iseum, o que é opcional. Um candidato pode seguir seus estudos dentro de um Iseum sem que seja um membro deste. Membros de um Iseum serão convocados a participar de ritos da Irmandade de Isis ou a realizar algum trabalho espiritual que envolve o Iseum sempre que necessário.

O currículo do Iseum:
Um Iseum pode mesclar os ritos da liturgia da FOI com outros ensinamentos ou práticas (desde que estas práticas esteja alinhadas com os valores da Irmandade de Isis), quem intui essas práticas é a própria Deusa que vai orientar o trabalho que necessita ser explorado através do Iseum. Cabe ao fundador do Iseum se sintonizar com este trabalho ou procurar outra divindade com um trabalho mais compatível. A FOI valoriza muito a criatividade do currículo, pois reflete o caráter democrático da Irmandade frente ao programa de treinamento. O único fator em comum entre Iseums é que todo currículo tem base na Liturgia da FOI, que foi inspirado por Isis através de Olivia Robertson, co-fundadora da FOI.
O primeiro rito de cada Iseum é o “Dedicação a um altar” que deve ser adaptado do rito original “Dedicação de um altar a Isis” para que se torne um altar dedicado a divindade que orienta o Iseum – no caso do Iseum Rosa de Gaia, o rito é “Dedicação de um altar á Gaia” – partindo disto, a ordem dos ritos deve seguir o programa inspirado pela divindade ou de maneira que o candidato escolher.

Orientando e registrando um novo Adepto:
Um Adepto pode ser treinado e orientado por outro Adepto dentro da FOI, o título de adepto é entregue depois que o candidato atingiu os requisitos do Iseum (o mínimo de 4 ritos realizados é a base, isso pode ser alterado para mais ritos, nunca para menos), o rito que garante este título é chamado de “Consagração do Adepto”, que pode ser realizado pessoalmente ou a distancia.

Um certificado pode ser entregue conforme for necessário, se o Adepto quiser fundar um Iseum, este deve ser registrado na Central da FOI com a ajuda do Iseum que o consagrou.

Os níveis iniciantes da Espiral do Adepto:
Em 1999, Olivia Robertson criou a espiral do Adepto e os Níveis Iniciantes. O Anúncio foi feito na edição “Brigantia 2000” no site Isean News.
Os níveis iniciantes são oferecidos para aqueles que querem seguir um caminho diferente que não seja necessariamente o Sacerdócio ou entrar num Lyceum, seguindo os degraus mágicos, mas mesmo assim tenham ouvido o chamado da Deusa para servir de alguma maneira.

Olivia Robertson escreve no Manual do Iseum (ed. 2003):
“A Espiral é a forma básica da galáxia, espirais giram dentro de nossos corpos, é o círculo em movimento, crescendo e diminuindo [...] Nem todos dentro da Irmandade de Isis querem ter o título de mago ou sacerdote, querem seguir os degraus da pirâmide ou serem iniciados, mas de sua própria maneira querem servir a Deusa num espaço que lhes seja legitimo com uma liturgia organizada e criativa. Os trabalhos espirituais dentro de um Iseum são oferecidos pautados em revelações e não informações.”

“Espiral do Adepto foi inspirada pela imaginação de membros que não queriam a rigidez do zodiaco, eles queriam relacionar Orion e Sirius e Ursa Maior – as constelações fora do zodíaco – ao invés de seguir o programa clássico, eles queriam curtir a jornada. Queriam poder celebrar os festivais pagãos praticados por milhares de anos sem ter que estar ligado a uma religião específica. Até hoje nada parecido foi criado de tão espontâneo e livre. Se o Colégio de Isis se conecta com o Sol e Mercúrio, a Espiral do Adepto se movimenta num ritmo próprio pelo céu, enche e esvazia e é tão misteriosa quanto um gato”

A Teia Cósmica

Os níveis iniciantes:
Existem 33 ritos na Espiral do Adepto, 32 deles são orientados pela liturgia da FOI e o 33º é uma revelação espontânea, despertada de maneira individual entre Deusa e candidato que pode acontecer a qualquer momento, como uma epifânia. Cada Iseum pauta seu programa nestes ritos, que culminam na realização dos rituais da liturgia, sempre. Os ritos são baseados nas 33 interseções criadas pela estrela de 8 pontas de Ishtar e o enrolar do Dragão de Tiamat .

Sob a tutela de um orientador, o candidate pode escolher seguir o curso de estudo proposto pelo Iseum ou realizar os ritos na ordem que mais lhe convir. A evolução dentro da Espiral é pessoal e pode levar meses ou anos. O numero de ritos que o candidato realiza e os títulos que eventuamente ele vai receber ao longo de sua jornada pela Estrela de Ishtar em momento algum o colocam como superior a outros membros dentro da Irmandade. Todos os membros tem igual valor, honra e privilégios. Os títulos fazem referencia ao seu caminho dentro da FOI e denotam o trabalho que o membro oferece para a comunidade.

Retirado do site:

http://www.fellowshipofisis.com/