1 - O que é a Fellowship of Isis (Irmandade de Isis)?
A Fellowship of Isis - FOI (Irmandade de Isis) é uma organização espiritual internacional devotada a promover o despertar da consciência através da Deusa. É dedicada especialmente a Deusa egípcia Isis, já que seus fundadores acreditam que Ela é a melhor representante da energia da Era de Aquário. A FOI é um caminho plural, de muitas crenças, muitas raças e muitas culturas, e apesar de cultuar várias divindades pagãs, não se considera como um caminho Neo pagão, como a co-fundadora Olivira Robertson colocou em 2002.
Todos os membros da Irmandade de Isis tem os mesmos privilégios, a associação é gratuita, aberta a todos que desejam entrar – Uma vez que a pessoa tiver lido os textos principais (O Manifesto e A Estrela de Ishtar) e se encontrarem afinados com os princípios lá colocados. Não existem votos ou segredos, membros são livres para sair a qualquer momento se quiserem e voltarem quando sentirem necessidade.
2 – Qual a proposta da FOI?
O Objetivo da FOI é sustentar e promover a ideia do Sagrado Feminino. O Manifesto coloca os princípios bases da comunidade e esclarece que somos uma comunidade de Tolerância religiosa e não exclusivista. Os membros são livres para manter outros vínculos com grupos e religiões. O Bem em todas as religiões é celebrado dentro da Irmandade. Dentro da Irmandade de Isis é proibido o sacrifício e a descriminação de qualquer religião.
Uma das propostas da FOI é espalhar a religião de todas as Deusas pelo planeta. Os Deuses também são venerados. A Deusa é vista como a Divindade Mãe de todos os seres, bem como a incorporação da Verdade e Beleza. “A natureza ecumênica desta organização sem fins lucrativos é acolher protestantes, católicos, judeus, hinduistas, budistas, shintoístas, cabalistas, espiritualistas, wiccanianos e pagãos de todos os tipos.”
Dentro da Irmandade existem associações específicas chamadas de “FOI Foundation Center Societies” ou “Sociedades Filhas” e consistem em Lyceums, Iseums, Iseums Solares, O Clã Druídico de Dana (ou Groves) e a Honorável Ordem de Tara, que estão espalhadas por todo o planeta. Cada uma destas “Filhas” da Irmandade tem trabalhos específicos e focados.
Os membros normalmente mesclam suas práticas pessoais com os rituais da Irmandade e isto é aceito pela FOI contanto que não se percam os princípios fundamentais e direcionamentos propostos nO Manifesto.
3 – O que é um Iseum e um Lyceum? Existe uma relação entre os outros?
“Um Iseum é a Lareira (Ou Fornalha) da Deusa, ao redor da qua los membros retiram forces, amor e inspiração daquela que eles aceitam como Mãe. Iseums são grandes famílias. – Olivia Robertson, “Handbook of the Fellowship of Isis”
Iseum são os centros mais antigos da FOI, são descritos como Lareiras ou Fornalhas da Deusa pois refletem o centro e início dos trabalhos dentro da Irmandade. Cada Iseum é dedicado a uma Deusa ou Deus e Deusa em particular. Todos os membros da Irmandade podem fundar um Iseum. Eles têm um lugar muito especial dentro da comunidade da FOI e podem atender uma diversidade de chamados para a comunidade espiritual. Os orientadores de um Iseum podem ser Adeptos ou Alquimistas que treinam outros para se tornarem Adeptos dentro da FOI. Os caminhos tradicionais dentro de um Iseum incluem a Espiral do Adepto e dentro de um Iseum Solar, a Espiral Alquímica.
Um Iseum não precisa necessariamente oferecer treinamentos para a ordenação de Adeptos, e os membros da FOI podem se afiliar a quantos Iseums quiserem. Dentro de um Iseum podem ser celebrados rituais sazonais, oferecer a comunidade serviços de orientação espiritual, leitura de tarot, suportar causas sociais e outros serviços a comunidade.
Já um Lyceum pode ser um lugar físico com um altar, um espaço sagrado ou como um Iseum, pode ser um espaço astral. Os trabalhos de um Lyceum são focados no desenvolvimento psíquico e energético do candidato e busca o encontro da Divindade interior de cada um. Os trabalhos de um Lyceum são orientados por um Hierofante da Irmandade de Isis.
De cada Lyceum é exigido que se ofereça um sistema de estudo estruturado e baseado no sistema de “Degraus Mágicos”. Cada etapa do estudo proposto deve culminar na realização de um rito da espiral, não existe uma estrutura específica desenvolvida, isto é algo que cada Lyceum deve formular com a orientação do Lyceum-Mãe (que iniciou o hierofante). Os Lyceums, assim como os Iseums tem uma Deusa ou uma Deusa e um Deus que orientam os trabalhos, tornando assim os trabalhos de cada Lyceum únicos.
Todos os Lyceums são pareados com um Iseum, ou seja, para fundar um Lyceum, você precisa ter fundado um Iseum.
As diferenças entre Iseums e Lyceums.
Iseums
Iseums são locais onde a Deusa pode ser honrada, de diversas formas. Esta Deusa pode ter diversos nomes, assim como os trabalhos oferecidos em cada Iseum. Um Iseum pode ser formado por um Adepto que tenha vivido um certo número de ritos da Espiral do Adepto e tenha sido consagrado como tal.
Um Iseum pode ser formado com apenas uma pessoa, caso seja o desejo do Adepto. Neste Iseum podem ser celebrados rituais sazonais, sociais ou grupos de estudos focados no Sagrado Feminino e suas variações, pode oferecer meditações regulares ou outros serviços para a comunidade.
Um Iseum pode oferecer tanto a ordenação de Adeptos quanto a ordenação de Sacerdotes. Para a consagração de Sacerdotes é preciso que o orientador seja um sacerdote consagrado pela Irmandade de Isis.
Iseum não precisam necessariamente oferecer um curso ou orientação na Espiral, eles podem ser centros devocionais da Deusa.
Caso desejem oferecer algum trabalho iniciático, estes devem estar baseado na Estrela de Ishtar/Espiral do Adepto, que são rituais específicos para os Iseums baseados no Diagrama da Estrela de Ishtar e que culminam na ordenação de um Adepto. Um Adepto, dentro da FOI pode oferecer trabalhos específicos para a comunidade, como herbalismo, reiki, tarot. Para se tornar um Adepto o candidato deve ter realizado no mínimo 4 ritos da espiral ou terminado o curso proposto pelo Iseum solicitado. Um adepto pode orientar outros candidatos a se consagrarem adeptos. Um Adepto pode então fundar um Iseum. Um Adepto não é um membro do grupo Sacerdotal da Irmandade de Isis. Basicamente a diferença entre um Adepto e um Sacerdote é o tipo de trabalho que eles oferecem dentro da comunidade. Um Adepto pode orientar outros adeptos ou trabalhar com diversos outros cursos dentro de um Iseum, um Sacerdote tem como função orientar basicamente Adeptos e Sacerdotes dentro de ISEUMS. Os títulos são requeridos de maneira muito específica dentro dos ritos da Irmandade de Isis, um Adepto nunca irá poder realizar o papel de um Sacerdote dentro de um rito.
Lyceums
A palavra “Lyceum” é um nome arcaico para “lugar de aprendizado”. O Lyceum original ficava num terreno perto da cidade de Athenas e era o lar da escola filosófica fundada por Aristóteles. Um Lyceum é fundado por um Hierofante que realizou pelo menos 4 ritos da Espiral “Degraus Mágicos” dentro de outro Lyceum. Os trabalhos de um Lyceum são muito mais focados e profundos do que os do Iseums. Enquanto os Iseums preparam para serviços a comunidade, os Lyceums tem a função de aprimorar o Sacerdote interiormente para servir a Deusa. Assim como os Iseums, os Lyceums também oferecem treinamento no Sacerdócio. Um candidato pode pertencer a mais de um Lyceum, mas deve percorrer apenas um curso por vez, ou seja, não pode ser treinado em dois Lyceums ao mesmo tempo.
4 – É possível participar só do Iseum?
Sim.
5 - Qual a relação do Adepto com as deidades do Iseum e do Lyceum? É preciso montar altar e ter culto regular para elas?
Não necessariamente. Esta Divindade será respeitada como Madrinha do Iseum/Lyceum e todos os rituais formais deverão ser adereçados a Ela, mas nos rituais regulares outras divindades serão trabalhadas.
6 – O que é a Espiral do Adepto? Como é o processo?
“A espiral do Adepto é vocacional. Não é um prelúdio para o treinamento de Sacerdotisas ou Sacerdotes” – Olivia Robertson, Co-Fundadora da Irmandade de Isis.
A ESPIRAL DO ADEPTO
A Espiral do Adepto é o sistema iniciático dos Iseums. A espiral do Adepto é buscada por aqueles que sentem que tem uma vocação em servir a Deusa, mas não desejam servir como membros do grupo clérigo da Irmandade de Isis. Um Adepto serve a Deusa dentro da Irmandade de Isis das mais diversas formas, como já mencionado. As iniciações dentro da Irmandade de Isis podem ser feitas a distância, através de rituais telepáticos ou pessoalmente.
7 – O que é ser um Adepto?
Adepto é alguém que tem vocação para servir a Deusa através de trabalhos específicos para a comunidade mediados por um Iseum.
7.1 – O que é ser um Sacerdote?
Uma vocação verdadeira para o Sacerdócio dentro da Irmandade de Isis requer aceitação de trabalho voluntário no para auxiliar no desdobramento do trabalho Divino, assistido pelas Deidades. Cada um que faz parte do corpo clérigo da Irmandade de Isis é livre para servir a Deusa como a intuição lhe orientar, seguindo sempre os princípios colocados no Manifesto. O Sacerdócio dentro da FOI iniciou-se em meados dos anos 80. O Sacerdócio dentro da Irmandade vem através de linhas hereditárias, através da família dos dois co-fundadores da Fellowship Of Isis, Olivia Durdin-Robertson e seu irmão mais novo Lawrence Durdin-Robertson.
Lawrence tem o título de Barão de Strathloch. O direito de estabelecer uma linhagem de Sacerdotes e Sacerdotisas de Isis vem de Lawrence de Olivia, de sua descendência direta de São Legers, uma família que descende diretamente da princesa egípcia Scota, a filha do Faraó Cincris e Rainha lengendária de Scots. Scota como filha do Faraó Cincris tinha o título de filha de Isis, a linhagem real de reis do Egito, descendentes diretos de Hórus. A princesa Scota chegou e se estabeleceu na Escócia (Scotland – Terra de Scota) e tem sua história contata no livro “Chronicle of Scotland” de Hector Boethus, publicado em Edimburgo em 1540.
O Sacerdote/Sacerdotisa dentro da FOI experiencia um despertar de consciência através da tutela de sua Divindade Madrinha que normalmente ajuda a determinar o direcionamento do seu caminho espiritual e do serviço que irão prestar a comunidade espiritual. Os caminhos dentro da Irmandade de Isis levam a um despertar psíquico, um reconhecimento de todos os elementos espirituais dentro do ser holístico através da dedicação e prática aliadas com meditações e aprofundamento no trabalho divino de cada um. O Sacerdócio dentro da Irmandade de Isis requer devoção diária para com a comunidade e com os Deuses.
Treinando dentro de um Iseum.
O Sacerdócio pode ser orientado dentro de um Iseum, um sacerdote pode orientar um candidato a sacerdócio, mas a ordenação para tal deve estar sub a tutela de um Hierofante da Irmandade. Somente um Hierofante da FOI pode realizar rituais de ordenação.
Treinando dentro de um Lyceum.
O Sacerdócio pode ser orientado também dentro de um Lyceum, no sistema de “Degraus Mágicos” baseados na Estrela de Ishtar. O sacerdócio através de um Lyceum tem como objetivo final a ordenação de Hierofantizado.
7.2 – O que é ser um Hierofante?
Um Hierofante é alguém que estudou muito e praticou por mais de um ano e meio interruptos a liturgia da irmandade de Isis. Hierofantes na Irmandade de Isis são consagrados em uma cerimônia separada após terem sido consagrados sacerdotes. Os títulos dentro da Irmandade fazem referencia direta aos trabalhos oferecidos dentro da comunidade.
Um Hierofante alcança este título após percorrer no mínimo 4 ritos dos “Degraus Mágicos” e recebido os devidos mistérios. Além disto é necessário um estudo aprofundado sobre o Diagrama da Estrela de Ishtar e seus ritos, bem como a compreensão de cada esfera ritualística. No diagrama existem 33 ritos iniciáticos, mas somente 32 ritos. O 33º rito iniciatico é recebido espontaneamente, através de contato direto com a Deusa.
8 - Existem graus na FOI? Quais?
Existem sim, mas estes não caracterizam hierarquia, na FOI todos tem o mesmo valor. Os “graus” dentro da Irmandade são referencias de trabalhos exercidos pelas pessoas. Ou seja, a um Hierofante, subentende-se o trabalho num Lyceum como orientador.
9 - Participo de outros grupos/tradições tem algum problema? A FOI exige exclusividade?
Não, a FOI não exige exclusividade nenhuma. Você pode ser Wicca e trabalhar na FOI, pode ser Umbandista e trabalhar na FOI, Cristão e trabalhar na FOI.
10 - O que é ser “Consagrado” a uma divindade ou a divindades específicas?
Ser consagrado a determinada divindade é colocar-se a disposição para exercer o trabalho que esta Deusa tem para lhe orientar dentro da comunidade espiritual da FOI. Junto com a revelação de 3 deusas para o seu Sacerdócio, vem um trabalho que só você pode realizar dentro da Irmandade de Isis ou dentro da comunidade espiritual que você trabalha. As 3 Deusas entram em contato com o candidato e lhe pedem oferendas e lhe oferecem o trabalho. Existe 1 Deusa principal, a qual o seu sacerdócio será nomeado (Eu por exemplo sou Sacerdote de Hera na FOI) e as outras 2 Deusas vêm para lhe auxiliar neste trabalho, tornando-o mais focado (Minhas Deusas auxiliares são Durga e Psiqué).
11 - O que eu preciso para ser consagrado a uma divindade?
Para ser consagrado a uma Divindade você precisa ter recebido o grau de adepto e percorrer pelo menos 4 ritos da Espiral ou num Iseum ou num Lyceum. Após os mistérios de cada rito ter sido recebido e bem assimilado em corpo, mente e espírito, o candidato vai realizar um trabalho de transe e observação para abrir-se ao contato com a Divindade. É a Deusa que escolhe o candidato e não o contrário. Junto com a Deusa vem um trabalho específico a ser realizado. Ao ter reunido todas as informações necessárias é hora de se preparar para o rito de ordenação, que segue como um rito específico com a ajuda do Sacerdote/Hierofante que vai lhe iniciar.
12 – Como sei que estou preparado para me consagrar a uma determinada divindade? A consagração é para sempre?
Seu orientador vai lhe dizer se você possui o que é necessário para ser consagrado sacerdote na Irmandade de Isis, mas a vocação é do candidato, este pode optar por continuar como Adepto dentro da FOI e orientar outros candidatos e seguir com os ritos normalmente sem precisar necessariamente se consagrar Sacerdote. O Sacerdócio dentro da Irmandade de Isis é puramente vocacional. A consagração dentro da FOI é para sempre. Nesta vida e em outras.
13 – Como posso expressar o meu sacerdócio?
Um sacerdote pode realizar diversos trabalhos dentro da FOI, pode ser orientador, curandeiro, astrólogo, tarólogo e etc, trabalhar dentro de um Iseum próprio ou estar afiliado através do rito Flamma Vestae com outro Iseum ou Lyceum. A um sacerdote está subentendido o trabalho de orientação de outros candidatos na Irmandade de Iseum na Espiral do Adepto. Os Degraus Mágicos só podem ser orientados por um Hierofante. O sacerdote recebe um trabalho específico da Deusa que o acolheu e este deve ser realizado, dentro ou fora da Irmandade.
14 - Quando é fundado um Iseum e Lyceum estes respondem a quem? Há um vínculo direto com o Fellowship of Isis Foundation Center?
Os Iseums e Lyceums fundados respondem diretamente ao Iseum/Lyceum “Mãe” que iniciou o Hierofante/Sacerdote responsável e diretamente ligados a Fellowship Of Isis Center.
15 – Como se dá a questão de reconhecimento entre os vários Adeptos espalhados pelo mundo? Existe algum documento emitido pela FOI que valide o meu processo?
Existe um certificado emitido pelo Iseum/Lyceum responsável que pode ser utilizado como documento comprobatório. Geralmente um Iseum/Lyceum recém fundado são reportados a FOI Center e cadastrados no sistema deles.
16 – O que significa Aset Shemsu? Por que alguns se intitulam Aset Shemsu?
Aset Shemsu significa “Caravana de Isis” Ou seja “Irmandade de Isis” em egípcio.
Um espaço para celebrarmos A Deusa através da filosofia e liturgia da Fellowship Of Isis, Irmandade de Isis no Brasil com seus rituais e textos traduzidos para o Português. Através da orientação do ArchSacerdote Hierofante e Alquimista Solar Bruno Pythio, o candidato vai navegar pela estrutura ritualística e desenvolvimento espiritual deste caminho precioso e rico. Entre em contato! foi.irmandade@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário