sábado, 5 de novembro de 2011

Mahina Lyceum, O Oceano primordial de Hina.


 “No inicio só existia Po, a escuridão, um infinita noite se forma, sem inicio nem fim. Mas dentro desse vazio um pensamento emergiu, uma inteligência que pariu uma imensidade de tempo e espaço.
            E da escuridão se fez um útero, a Mãe Terra Papa (Pa-PAH) e em seguida a luz, a luz do Pai Céu,Wakea. Em sua dança a luz masculina penetrou a escuridão feminina e desta união de opostos foi criado um universo de diferenças: Macho e Fêmea, Luz e Escuridão, Frio e Quente, Duro e Macio, Molhado e Seco, Tempestade e Calmaria e tudo o que existe entre eles. Um universo plural, rico e criativo.
            Assim o Universo ganhou forma e vida, pois somente com o casamento de Luz e Escuridão é que as formas podem ser reveladas. Somente com a luz do sol é que todas as coisas podem crescer, embaladas pelo útero de escuridão da Terra, o ovo, o solo.
            Então nasceram os grandes espíritos da Polinésia. Os espíritos masculinos são conhecidos no Havaí como Ku, patronos dos trabalhos dos homens, Kane (Ka-nei) O criador, Lono O que dá a vida e Kanaloa, senhor dos mares. Sua Irmã é Hina.
            Hina é a maior força ancestral feminina, seus poderes reprodutores e criativos a fizeram Mãe dos Deuses, madrinha das artes femininas, artesanato e outras atividades. Seu nome aparece em suas diversas manifestações. Como Hina’opuhalako’a ele é mãe de todas as criaturas do mar, como Hinapukui’a é a madrinha das mulheres que recolhem os frutos do mar para alimentar sua comunidade e das que cultivam batata-doce. Como Haumea ela é mãe da Deusa do fogo, Pele dentre muitos outros espíritos.
            Insultada por seus irmãos Deuses, ele voou para a Lua entristecida onde tece as fibras do Tapa, o vestuário tradicional da Polinésia rural, conforme vai batendo seu véu as nuvens do céu noturno  vão se formando e deslizando em frente a estrelas. Mahina é o nome da lua e também significa “Mês”, reconhecendo o ciclo mensal feminino em todas as coisas.Os jardins eram plantados de acordo com os ciclos de Hina e seu calendário Lunar.”

           Os trabalhos do Lyceum serão baseados nos ciclos lunares, para cada lunação um trabalho diferente. O candidato deverá trabalhar uma face da lua durante um mês, ou mais se desejar. Seus trabalhos irão começar na face específica referente ao estágio escolhido. A cada fase da lua o candidato vai realizar uma meditação para sintonizar seu corpo, mente e espírito aos ciclos lunares.
A conexão com Hina na lua cheia, será com uma meditação orientada sobre o oceano primordial, o útero da vida. O candidato vai viajar através do tempo e espaço até o momento de criação, de quando a vida brotou da água, o objetivo deste estágio e colocar a pessoa em contato com o desenvolvimento psíquico e espiritual dos trabalhos do Lyceum. Para estes trabalhos será necessária a leitura do Livro “A luz da Deusa” – Rae Beth.
            Durante a lua minguante o candidato vai iniciar seus trabalhos com água. Purificação com água salgada, Kala, scrying e o uso de espelhos para meditar acerca do plano astral. Baseado na linha de curso da Irmandade de Isis (Fellowship Of Isis) o ponto principal aqui é colocar o candidato como responsável pelo próprio destino. Neste trabalho estarei usando algumas técnicas da Tradição Feri como ensinadas por Starhawk, T. Thorn Coyle e VeeDub
            Durante a lua nova o candidato vai adentrar o mundo do transe, tendo inicio nos reinos interiors do ser, lugar de poder e técnicas básicas de aterramento, centramento e concentração. Para este trabalho estarei usando o livro “Trance-Portation” – Diana Paxson e “Shamanic Journeying” – Sandra Ingerman.       
             A lua crescente será o momento de o candidato trabalhar com plantas. Os trabalhos envolvem a escolha de uma semente ou muda do desejo particular para que ela seja plantada e seu crescimento observado através das técnicas de transe, meditações, entre outras. O ponto principal é perceber a maneiro como os ciclos da lua influenciam o crescimento das plantas e de que maneira somos influenciados por eles também, nos conectando com a natureza e a vida ao redor.
         Neste período o candidato estará realizando os ritos da liturgia da Irmandade de Isis (Fellowship of Isis). O elemento de trabalho neste programa será a água em suas múltiplas formas, física, espiritual, emocional e inconsciente.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário